segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Trovadorismo - Cantigas Líricas

As cantigas líricas tratavam da vassalagem (homenagem e submissão) amorosa. Eram também subdivididas em cantigas de amor e de cantigas de amigo.

Nas cantigas de amor, o trovador declara seu sentimento amoroso por uma mulher, mas há sofrimento porque há uma impossibilidade amorosa: uma distinção de classe social, uma viagem ou qualquer outro motivo que impossibilite a efetivação do relacionamento entre os dois, como um amor não correspondido. Nesse tipo de cantiga, o trovador idealiza a mulher amada, colocando-se numa posição inferior a ela, mostrando-se um vassalo dela. A vassalagem também representa uma repetição do sistema feudal existente na época, assim, o trovador espera em troca de seus "serviços" (cantigas de amor) uma retribuição do sentimento, uma recompensa, que nunca se concretiza.

As cantigas de amigo mostram o trovador assume a pele de uma mulher, ou seja, o enunciador é feminino, apesar de ser cantada por um homem. Assim, a mulher não é mais vista de forma idealizada, mas uma pessoa que sente saudades, ciúme, indignação, vaidade. "Amigo" nestas cantigas é o namorado da mulher, que é o principal motivo de sofrimento e lamúrias dela.


Imagem: Todos Instrumentos Musicais




Nenhum comentário:

Postar um comentário