UNIVERSIDADE
FEDERAL DE GOIÁS
REGIONAL JATAI
CURSO DE
PEDAGOGIA
RESOLUÇÃO 01/2014
Regulamenta
a elaboração e apresentação pública de Trabalho de Conclusão de Curso de
graduação[1]
O COLEGIADO DO
CURSO DE PEDAGOGIA DA REGIONAL JATAI/UFG, no uso de suas atribuições no que se
refere à elaboração e apresentação pública de Trabalho de Conclusão de Curso,
de 07 de março de 2014, RESOLVE:
Art. 1° - A elaboração e a
apresentação pública de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) constituem
atividades obrigatórias do Curso de Graduação em Pedagogia e serão realizadas
conforme a presente Resolução.
Art. 2° - Ao matricular-se na disciplina de TCC I, o acadêmico
deve preencher formulário próprio (Anexo I), fornecido pela coordenação de TCC,
no qual deverá constar o tema provável do trabalho e o aceite do orientador.
Art. 3° - Entende-se por TCC
um trabalho que evidencie a capacidade por parte do aluno de definir um
problema na área de educação, fazer revisão da bibliografia pertinente a ele,
levantar dados e utilizar esses dados no desenvolvimento de uma reflexão sobre
o problema. Trata-se, portanto, de um trabalho individual de natureza
científica preferencialmente teórica, podendo ser de natureza empírica, que
deverá contribuir para a formação do pedagogo.
Parágrafo único - É requisito necessário à aprovação do TCC que o mesmo
seja um texto de, no mínimo, 30 páginas de texto, excluindo pré-texto e
pós-texto.
Art. 4°- O orientador do TCC deve ser docente do curso de
Pedagogia e ter título mínimo de Especialista.
§ 1° – Excepcionalmente, o Colegiado poderá aprovar orientador que
seja docente de outro curso ou não docente da Regional Jataí/UFG, mediante
prévia aceitação escrita do orientador indicado, desde que não haja no
colegiado docente para tal orientação.
§ 2° - O acadêmico poderá ter um co-orientador, desde que com
consentimento do orientador.
§ 3°- As atividades de orientação do TCC serão definidas e coordenadas
pelo orientador.
§ 4° - O acadêmico deve manter uma rotina de encontros com o
orientador, no mínimo quinzenais, para discussão da pesquisa, tanto no semestre
em que cursa a disciplina TCC I, quanto no semestre em que cursa a disciplina
TCC II.
§ 5° - O acadêmico deve seguir um Cronograma de Atividades
estabelecido em acordo entre o coordenador de TCC e o orientador.
Art. 5° - No decorrer da
disciplina de TCC I, o aluno terá aulas com o professor da disciplina até a
Unidade I do plano de curso (que trata das diretrizes gerais para a elaboração
de projetos de pesquisa). A partir de então deverá elaborar o projeto de TCC,
com a assistência do orientador e do professor da disciplina.
§ 1° – O projeto do TCC
deverá conter título, tema, problema, objetivos (geral e específicos), justificativa,
referencial teórica, metodologia de pesquisa, cronograma, levantamento
bibliográfico, referências, devendo ser apresentado no formato segundo as normas
técnicas exigidas pela UFG, definidas pelo orientador e explicitadas no início
do texto.
§ 2° – O projeto será
avaliado pelo orientador e pelo professor da disciplina de TCC I, de acordo com
o RGCG vigente.
Art. 6° - A disciplina de TCC
II consistirá na elaboração do TCC por parte do acadêmico, sob supervisão do
orientador, com apoio do professor da disciplina.
Art. 7° - Ao final da disciplina de TCC II, o TCC deverá
ser avaliado para aprovação, em sessão pública, por banca examinadora composta
pelo orientador e um professor avaliador indicado pelo orientador. Este pode
não ser vinculado a UFG, desde que aprovado pelo coordenador de TCC.
§ 1° – Divulgadas as informações referidas
no caput do art. 7º, caberá ao aluno a distribuição de uma cópia do TCC para
cada membro da banca, em prazo de, no mínimo, 15 dias úteis antes da data da
apresentação pública, mediante autorização escrita do orientador (Anexo II).
§ 2° - A data da apresentação
pública do TCC deverá ser agendada pelo orientador junto ao Coordenador de TCC,
de acordo com a programação do Seminário de Pesquisa do Curso de Pedagogia, em
formulário próprio (Anexo III).
§3° – O Colegiado sugere que
a apresentação pública tenha duração de 50 (cinquenta) minutos, sendo assim
desenvolvida:
I – Até 20 (vinte) minutos para
apresentação pelo aluno;
II – Até 20 (vinte) minutos para
cada arguição e resposta;
III – Até 10 (dez) minutos para elaboração do parecer pela banca
examinadora.
§ 4º – Cada um dos membros da banca
atribuirá pontuação de 0 (zero) a 10 (dez) ao TCC, tendo como referência os
critérios listados na ficha de avaliação (Anexo IV) sendo a nota final
resultante da média das notas atribuídas pelos examinadores e considerando-se
aprovado o aluno que obtiver nota final mínima conforme RGCG vigente.
§ 5º – A nota final,
condicionada a entrega dos documentos exigidos, será transcrita em ata pelo presidente da mesa, conforme modelo (Anexo V), a qual será lavrada no ato da
apresentação pública e arquivada na Secretaria do Colegiado.
§ 6º – O acadêmico poderá ser
reprovado no TCC I e TCC II, a critério do orientador, em consonância com o
professor da disciplina, desde que este ato seja descrito em documento próprio.
Art. 8° – Uma vez aprovada, a versão definitiva do TCC deve ser
entregue na Coordenação do TCC, mediante recibo (Anexo VI), até 15 dias úteis após
a data da apresentação pública.
§ 1º – Para a efetivação da entrega,
o aluno deverá apresentar um exemplar do TCC em versão impressa e outro em
versão eletrônica (CD-ROM ou equivalente), salva em pdf.
§ 2º – A versão impressa deverá ser
em capa dura, cor azul marinho, letras em cor prata. A escrita deverá ser
conforme recomendações da norma UFG para dissertações e teses.
§ 3º – O não cumprimento do prazo
estabelecido no art. 8º levará a suspensão da nota final atribuída na defesa
pública.
Art. 9° - Os casos omissos serão decididos pelo Colegiado do Curso
de Pedagogia.
Art. 10° - Esta Resolução
entra em vigor na data de sua aprovação, revogadas as disposições em contrário.
Registre-se, publique-se e cumpra-se.
Jataí, 07 de março de 2014
____________________________________________
Prof. Ms. Eva Aparecida de Oliveira
Coordenadora do Curso de Pedagogia
Resolução Aprovada Pelo Colegiado do Curso de Pedagogia em Reunião do
dia
07 de
março de 2014.
|
ANEXO I
FORMULÁRIO DE
ACEITAÇÃO DE ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CURSO
DE PEDAGOGIA DA REGIONAL JATAI/UFG
Eu,
________________________________________________________________________,
declaro que aceito orientar o Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação do
aluno___________________________________________________________________________,
do Curso de Pedagogia (Regional Jataí/UFG).
O tema do Trabalho de
Conclusão de Curso será ________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Jataí, ____/____/____
Assinatura do orientador:
________________________________________
De acordo.
Assinatura do aluno:
_______________________________________________________________
ANEXO II
FORMULÁRIO DE
AUTORIZAÇÃO DE ENCAMINHAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO
CURSO DE PEDAGOGIA DA REGIONAL JATAÍ/UFG À BANCA EXAMINADORA
Eu,
___________________________________________________________________,orientador
(a), autorizo o encaminhamento do Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação
do Curso de Pedagogia (Regional Jataí/UFG) do aluno______________________________________________,
com o título
____________________________________________________________________, à banca examinadora.
Jataí, ____/____/____
Assinatura do orientador:
___________________________________________________________
De acordo.
Assinatura do aluno:
_______________________________________________________________
ANEXO III
FORMULÁRIO DE AGENDAMENTO DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO
DE CURSO DE PEDAGOGIA DA REGIONAL JATAÍ/UFG
Ao Curso de Pedagogia da Regional Jataí/UFG
Solicito agendamento da apresentação pública do
Trabalho de Conclusão de Curso de graduação elaborado pelo aluno
______________________________________________________________, sob minha
orientação.
Sugiro que a banca examinadora do Trabalho de Conclusão
de Curso seja composta pelos seguintes membros:
Nome
|
Titulação
|
Vínculo institucional
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Data de apresentação pública: ___/____/_____
Horário: ___________
Jataí, ____/____/_____
________________________________________________________________
Assinatura do
orientador
ANEXO IV
FICHA DE AVALIAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DE PEDAGOGIA DA REGIONAL
JATAÍ/UFG
PROFESSOR
ORIENTADOR/AVALIADOR: __________________________________
ALUNO:
_______________________________________________________________
Categ.
|
TÓPICOS AVALIADOS
|
A
|
|
(0,40) Normas da UFG
|
|
|
(0,40) Citações com indicação de data de publicação
|
|
F
O
|
(0,40) Citações de obras relacionadas na referência
bibliográfica do trabalho
|
|
R
M
|
(0,40) Apresentação bibliográfica de acordo com as normas
de trabalho científico
|
|
A
|
(0,40) Conceituação, definições, ideias, teses e pareceres
com indicações claras das fontes
|
|
C
|
(1,0) Qualidade e articulação do conteúdo com objeto com
objeto/temática proposta
|
|
O
|
(1,0) Participação/interferência do autor nas citações
|
|
N
T
E
|
(1,0) Caracterização da pesquisa de campo
- métodos de
pesquisa (0,25)
-
instrumentos utilizados (0,25)
-
caracterização do campo e dos sujeitos pesquisados (0,5)
|
|
Ú
|
(2,0) Exposição e análise dos dados
|
|
D
O
|
(1,0) Clareza de redação e riqueza na adoção de termos
atendendo às exigências básicas do trabalho (introdução, desenvolvimento e
conclusão) nos parágrafos, capítulos e no trabalho como um todo.
|
|
IMP.
|
(0,25) Relevância, originalidade e atualidade do tema na
área da Educação
|
|
DO
|
(0,25) Abordagem do tema a partir de referências atuais
e/ou adaptadas
|
|
TEMA
|
(1,50) Reflexão, postura crítica, compromissos pedagógicos,
profissionais e culturais da área em relação aos problemas detectados e
possíveis soluções.
|
|
|
|
|
|
Soma total de pontos
|
|
Jataí,
____ de ______________ de ________.
___________________________________________
Assinatura do professor
avaliador
ANEXO V
ATA DE APRESENTAÇÃO PÚBLICA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PEDAGOGIA DA REGIONAL JATAÍ/UFG
Aos ____ dias do mês de
______ do ano de 20__, realizou-se na sala _______________ da UFG/CAJ, a apresentação
pública de Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “________________________________________________________________________”
do acadêmico (a)
__________________________________________________________, sob matrícula na
UFG nº _________________. A banca examinadora foi composta pelos seguintes
professores: _____________________________________________________,
Orientador(a), e
__________________________________________________ Avaliador(a). Os
trabalhos iniciaram-se às __ horas e __ minutos com a síntese do Trabalho de
Conclusão de Curso feita pelo aluno. Em seguida, a banca examinadora fez uma
arguição pública ao acadêmico. Terminadas as arguições, a banca se reuniu, sem
a presença do candidato e do público, para fazer a avaliação final da apresentação
pública do Trabalho de Conclusão de Curso. Em conclusão, a banca examinadora
considerou o Trabalho de Conclusão de Curso APROVADO (ou) REPROVADO, obtendo a
nota ____. O resultado final foi comunicado ao candidato e ao público, devendo
o aluno encaminhar à Secretaria do Colegiado a versão final, de acordo o Artigo
8º do Regulamento de elaboração e apresentação pública de Trabalho de Conclusão
de Curso do curso de Pedagogia DA
REGIONAL JATAÍ/UFG Resolução 01/2014 do Curso de Pedagogia DA REGIONAL JATAÍ/UFG. Nada mais
havendo a tratar, eu, _______________________________________________________________________,
secretário, lavrei a presente ata que, depois de lida e aprovada, será por mim
assinada e pelos demais membros presentes. Jataí, __ de __________
de 20__.
Acadêmico_________________________________________________________________
Professor orientador
________________________________________________________
Professor
avaliador__________________________________________________________
____________________________________________________
Secretário do Curso de Pedagogia – REGIONAL
JATAÍ/UFG
ANEXO VI
FORMULÁRIO DE
RECEBIMENTO DA VERSÃO FINAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PEDAGOGIA DA REGIONAL JATAÍ/UFG
Declaramos ter recebido a
versão final (impressa e em CR-ROW - ou equivalente) do TCC do aluno
__________________________________________________________________________, com
o título ____________________________________________________________________,
sob orientação de
____________________________________________________________________.
Jataí, ____/____/____
Coordenação do Curso de
Pedagogia__________________________________________________
Assinatura
do aluno: _______________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário