Regulamento do TCC


UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
REGIONAL JATAI
CURSO DE PEDAGOGIA

RESOLUÇÃO  01/2014

Regulamenta a elaboração e apresentação pública de Trabalho de Conclusão de Curso de graduação[1]

O COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA REGIONAL JATAI/UFG, no uso de suas atribuições no que se refere à elaboração e apresentação pública de Trabalho de Conclusão de Curso, de 07 de março de 2014, RESOLVE:

            Art. 1° - A elaboração e a apresentação pública de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) constituem atividades obrigatórias do Curso de Graduação em Pedagogia e serão realizadas conforme a presente Resolução.
Art. 2° - Ao matricular-se na disciplina de TCC I, o acadêmico deve preencher formulário próprio (Anexo I), fornecido pela coordenação de TCC, no qual deverá constar o tema provável do trabalho e o aceite do orientador.
            Art. 3° - Entende-se por TCC um trabalho que evidencie a capacidade por parte do aluno de definir um problema na área de educação, fazer revisão da bibliografia pertinente a ele, levantar dados e utilizar esses dados no desenvolvimento de uma reflexão sobre o problema. Trata-se, portanto, de um trabalho individual de natureza científica preferencialmente teórica, podendo ser de natureza empírica, que deverá contribuir para a formação do pedagogo.
Parágrafo único - É requisito necessário à aprovação do TCC que o mesmo seja um texto de, no mínimo, 30 páginas de texto, excluindo pré-texto e pós-texto.
Art. 4°- O orientador do TCC deve ser docente do curso de Pedagogia e ter título mínimo de Especialista.
§ 1° – Excepcionalmente, o Colegiado poderá aprovar orientador que seja docente de outro curso ou não docente da Regional Jataí/UFG, mediante prévia aceitação escrita do orientador indicado, desde que não haja no colegiado docente para tal orientação.
§ 2° - O acadêmico poderá ter um co-orientador, desde que com consentimento do orientador.
§ 3°- As atividades de orientação do TCC serão definidas e coordenadas pelo orientador.
§ 4° - O acadêmico deve manter uma rotina de encontros com o orientador, no mínimo quinzenais, para discussão da pesquisa, tanto no semestre em que cursa a disciplina TCC I, quanto no semestre em que cursa a disciplina TCC II.
§ 5° - O acadêmico deve seguir um Cronograma de Atividades estabelecido em acordo entre o coordenador de TCC e o orientador.
            Art. 5° - No decorrer da disciplina de TCC I, o aluno terá aulas com o professor da disciplina até a Unidade I do plano de curso (que trata das diretrizes gerais para a elaboração de projetos de pesquisa). A partir de então deverá elaborar o projeto de TCC, com a assistência do orientador e do professor da disciplina.
 § 1° – O projeto do TCC deverá conter título, tema, problema, objetivos (geral e específicos), justificativa, referencial teórica, metodologia de pesquisa, cronograma, levantamento bibliográfico, referências, devendo ser apresentado no formato segundo as normas técnicas exigidas pela UFG, definidas pelo orientador e explicitadas no início do texto.
 § 2° – O projeto será avaliado pelo orientador e pelo professor da disciplina de TCC I, de acordo com o RGCG vigente.
            Art. 6° - A disciplina de TCC II consistirá na elaboração do TCC por parte do acadêmico, sob supervisão do orientador, com apoio do professor da disciplina.
Art. 7° - Ao final da disciplina de TCC II, o TCC deverá ser avaliado para aprovação, em sessão pública, por banca examinadora composta pelo orientador e um professor avaliador indicado pelo orientador. Este pode não ser vinculado a UFG, desde que aprovado pelo coordenador de TCC.
            § 1° – Divulgadas as informações referidas no caput do art. 7º, caberá ao aluno a distribuição de uma cópia do TCC para cada membro da banca, em prazo de, no mínimo, 15 dias úteis antes da data da apresentação pública, mediante autorização escrita do orientador (Anexo II).
         § 2° - A data da apresentação pública do TCC deverá ser agendada pelo orientador junto ao Coordenador de TCC, de acordo com a programação do Seminário de Pesquisa do Curso de Pedagogia, em formulário próprio (Anexo III).
            §3° – O Colegiado sugere que a apresentação pública tenha duração de 50 (cinquenta) minutos, sendo assim desenvolvida:
            I – Até 20 (vinte) minutos para apresentação pelo aluno;
            II – Até 20 (vinte) minutos para cada arguição e resposta;
III – Até 10 (dez) minutos para elaboração do parecer pela banca examinadora.
            § 4º – Cada um dos membros da banca atribuirá pontuação de 0 (zero) a 10 (dez) ao TCC, tendo como referência os critérios listados na ficha de avaliação (Anexo IV) sendo a nota final resultante da média das notas atribuídas pelos examinadores e considerando-se aprovado o aluno que obtiver nota final mínima conforme RGCG vigente.
            § 5º – A nota final, condicionada a entrega dos documentos exigidos, será transcrita em ata  pelo presidente da mesa, conforme modelo  (Anexo V), a qual será lavrada no ato da apresentação pública e arquivada na Secretaria do Colegiado.
            § 6º – O acadêmico poderá ser reprovado no TCC I e TCC II, a critério do orientador, em consonância com o professor da disciplina, desde que este ato seja descrito em documento próprio.
Art. 8° – Uma vez aprovada, a versão definitiva do TCC deve ser entregue na Coordenação do TCC, mediante recibo (Anexo VI), até 15 dias úteis após a data da apresentação pública.
            § 1º – Para a efetivação da entrega, o aluno deverá apresentar um exemplar do TCC em versão impressa e outro em versão eletrônica (CD-ROM ou equivalente), salva em pdf.
            § 2º – A versão impressa deverá ser em capa dura, cor azul marinho, letras em cor prata. A escrita deverá ser conforme recomendações da norma UFG para dissertações e teses.
            § 3º – O não cumprimento do prazo estabelecido no art. 8º levará a suspensão da nota final atribuída na defesa pública.
Art. 9° - Os casos omissos serão decididos pelo Colegiado do Curso de Pedagogia.
            Art. 10° - Esta Resolução entra em vigor na data de sua aprovação, revogadas as disposições em contrário.

Registre-se, publique-se e cumpra-se.

Jataí, 07 de março de 2014



____________________________________________
Prof. Ms. Eva Aparecida de Oliveira
Coordenadora do Curso de Pedagogia



Resolução Aprovada Pelo Colegiado do Curso de Pedagogia em Reunião do dia
07 de março de 2014.











ANEXO I

FORMULÁRIO DE ACEITAÇÃO DE ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA REGIONAL JATAI/UFG



Eu, ________________________________________________________________________, declaro que aceito orientar o Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação do aluno___________________________________________________________________________, do Curso de Pedagogia (Regional Jataí/UFG).


O tema do Trabalho de Conclusão de Curso será ________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Jataí, ____/____/____

Assinatura do orientador: ________________________________________

De acordo.

Assinatura do aluno: _______________________________________________________________


ANEXO II

FORMULÁRIO DE AUTORIZAÇÃO DE ENCAMINHAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA REGIONAL JATAÍ/UFG À BANCA EXAMINADORA



Eu, ___________________________________________________________________,orientador (a), autorizo o encaminhamento do Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação do Curso de Pedagogia (Regional Jataí/UFG) do aluno______________________________________________,
com o título ____________________________________________________________________,  à banca examinadora.



Jataí, ____/____/____

Assinatura do orientador: ___________________________________________________________


De acordo.
Assinatura do aluno: _______________________________________________________________






ANEXO III

FORMULÁRIO DE AGENDAMENTO DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PEDAGOGIA DA REGIONAL JATAÍ/UFG

Ao Curso de Pedagogia da Regional Jataí/UFG

Solicito agendamento da apresentação pública do Trabalho de Conclusão de Curso de graduação elaborado pelo aluno ______________________________________________________________, sob minha orientação.
           
Sugiro que a banca examinadora do Trabalho de Conclusão de Curso seja composta pelos seguintes membros:
Nome
Titulação
Vínculo institucional










Data de apresentação pública: ___/____/_____
Horário: ___________
Jataí, ____/____/_____
________________________________________________________________
Assinatura do orientador
ANEXO IV

FICHA DE AVALIAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DE PEDAGOGIA DA REGIONAL JATAÍ/UFG

PROFESSOR ORIENTADOR/AVALIADOR: __________________________________

ALUNO: _______________________________________________________________
TÍTULO DO TCC: ________________________________________________________


Categ.
TÓPICOS AVALIADOS
A

(0,40) Normas da UFG


(0,40) Citações com indicação de data de publicação

F
O
(0,40) Citações de obras relacionadas na referência bibliográfica do trabalho

R
M
(0,40) Apresentação bibliográfica de acordo com as normas de trabalho científico

A
(0,40) Conceituação, definições, ideias, teses e pareceres com indicações claras das fontes


C

(1,0) Qualidade e articulação do conteúdo com objeto com objeto/temática proposta

O
(1,0) Participação/interferência do autor nas citações

N
T
E
(1,0) Caracterização da pesquisa de campo
         - métodos de pesquisa (0,25)
         - instrumentos utilizados (0,25)
        - caracterização do campo e dos sujeitos pesquisados (0,5)

Ú
(2,0) Exposição e análise dos dados

D
O
(1,0) Clareza de redação e riqueza na adoção de termos atendendo às exigências básicas do trabalho (introdução, desenvolvimento e conclusão) nos parágrafos, capítulos e no trabalho como um todo.

IMP.

(0,25) Relevância, originalidade e atualidade do tema na área da Educação

DO
(0,25) Abordagem do tema a partir de referências atuais e/ou adaptadas

TEMA
(1,50) Reflexão, postura crítica, compromissos pedagógicos, profissionais e culturais da área em relação aos problemas detectados e possíveis soluções.





Soma total de pontos



                                                              Jataí, ____ de ______________ de ________.


                                                            ___________________________________________
                                                                          Assinatura do professor avaliador







ANEXO V

ATA DE APRESENTAÇÃO PÚBLICA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PEDAGOGIA DA REGIONAL JATAÍ/UFG



Aos ____ dias do mês de ______ do ano de 20__, realizou-se na sala _______________ da UFG/CAJ, a apresentação pública de Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “________________________________________________________________________” do acadêmico (a) __________________________________________________________, sob matrícula na UFG nº _________________. A banca examinadora foi composta pelos seguintes professores: _____________________________________________________, Orientador(a), e  __________________________________________________ Avaliador(a). Os trabalhos iniciaram-se às __ horas e __ minutos com a síntese do Trabalho de Conclusão de Curso feita pelo aluno. Em seguida, a banca examinadora fez uma arguição pública ao acadêmico. Terminadas as arguições, a banca se reuniu, sem a presença do candidato e do público, para fazer a avaliação final da apresentação pública do Trabalho de Conclusão de Curso. Em conclusão, a banca examinadora considerou o Trabalho de Conclusão de Curso APROVADO (ou) REPROVADO, obtendo a nota ____. O resultado final foi comunicado ao candidato e ao público, devendo o aluno encaminhar à Secretaria do Colegiado a versão final, de acordo o Artigo 8º do Regulamento de elaboração e apresentação pública de Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Pedagogia DA REGIONAL JATAÍ/UFG Resolução 01/2014 do Curso de Pedagogia DA REGIONAL JATAÍ/UFG. Nada mais havendo a tratar, eu, _______________________________________________________________________, secretário, lavrei a presente ata que, depois de lida e aprovada, será por mim assinada e pelos demais membros presentes. Jataí, __  de __________  de 20__.


Acadêmico_________________________________________________________________

Professor orientador   ________________________________________________________

Professor avaliador__________________________________________________________                                                          




____________________________________________________
Secretário do Curso de Pedagogia  – REGIONAL JATAÍ/UFG






ANEXO VI

FORMULÁRIO DE RECEBIMENTO DA VERSÃO FINAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PEDAGOGIA DA REGIONAL JATAÍ/UFG



Declaramos ter recebido a versão final (impressa e em CR-ROW - ou equivalente) do TCC do aluno __________________________________________________________________________, com o título ____________________________________________________________________, sob orientação de ____________________________________________________________________.


Jataí, ____/____/____

Coordenação do Curso de Pedagogia__________________________________________________

Assinatura do aluno: _______________________________________________________________























[1] Resolução adaptada tendo por base as versões de 15/10/2010 e 07/03/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário