segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Palavra é Arte

Literatura é arte. E a palavra é a matéria-prima da literatura.

Por meio da palavra, o artista imagina e ornamenta o dizer, o escrever, o pensar. A palavra também retrata o que se vê, o que se vive, o que se sente, o que se imagina. Ela mostra o interior do artista!

Na literatura, em especial, a palavra ganha nuances, novos sentidos, novos estilos, novos jeitos de dizer a mesma coisa. Além disso, nos textos literários a palavra expressa a cultura, a linguagem e a sociedade de quem a escreve.

Os momentos históricos são registrados e eternizados por meio da palavra, por meio da literatura. Questões sociais, ideológicas, políticas e econômicas também são representadas de um jeito peculiar em cada época.

De acordo com cada período, então, a literatura, a palavra em forma de arte ou a arte em forma de palavra, registra e expressa tendências estéticas e artísticas. A tal registro chamamos de movimentos literários. De tempos em tempos, essas escolas literárias, nascem e perpetuam-se. Assim, nascem: o Trovadorismo, o Humanismo, o Classicismo, o Barroco, o Arcadismo, o Romantismo, o Realismo, o Naturalismo, o Parnasianismo, o Simbolismo, o Modernismo e as tendências contemporâneas da literatura.

Conhecer um pouco sobre cada período literário contribui para que você se delicie com nossa literatura, com nossa arte!


Imagem: Brasil Escola


Nenhum comentário:

Postar um comentário